quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FENDER PRECISION BASS




Planta do contra-baixo Fender Precision

Até o início dos anos 50, bandas de jazz, rock'n'roll e blues só conheciam os contra-baixos acústicos, grandes e bastante pesados. A introdução do Precision Bass pela Fender causou uma verdadeira revolução na maneira de tocar dos baixistas, pois o instrumento era bem mais leve, elétrico, feito de madeira sólida e possuia trastes marcando o braço, características herdadas das guitarras elétricas que estavam chegando no mercado, além de proporcionar mais liberdade e versatilidade ao baixista: agora seu instrumento poderia ser pendurado no seu ombro por meio de uma correia ou até mesmo tocar sentado, com o instrumento no seu colo. Apesar de ter sido lançado quase 15 anos depois do primeiro contra-baixo elétrico do mesmo estilo, produzido pela Audiovox, o P-Bass foi o primeiro a ser produzido em larga escala. Com a explosão de sucesso entre os baixistas da época, a Gibson, arquirival da Fender na briga pelo mercado de intrumentos musicais e amplificadores, lançou um modelo em 1953, mas não obteve muito sucesso. A Danelectro também tentou lançar um modelo na mesma época, mas sua construção era muito pobre, assemelhando-se a uma guitarra afinada uma oitava abaixo. O único baixo que posteriormente veio a dividir o espaço do mercado com este baixo foi o Jazz Bass, da própria Fender, dez anos depois.

Baixe aqui.

4 comentários:

  1. Caro Marcelo, o que vc recomenda para um braço torcido em mais ou menos 15 graus (rastilho-pestana), baixo Groovin GBS 420 4 cordas escapa maple, todo recoberto com verniz ou resina. Deixei 48 horas torcido o dobro (30 graus) para o outro lado e quando eu tirei, ele voltou igual era antes.
    Desde já,
    obrigado,
    Felipe Braga
    phillbass63@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. OLA, MARCELO SILVA
    ANTES DE TUDO PARABENS PELA INICIATIVA DE SOCIALIZAR OS MEIOS DE ESTRUMENTOS E MUSICAS.
    BOM Não sou luthier apenas curioso fiz uma guitarra fui bem sucedido, agora vi seu blog quero fazer um baixo tem como vc posta o projeto do braço FENDER PRECISION BASS com medidas.
    desde agradeço.

    ResponderExcluir
  3. olá...muito legal o blog...
    eu tb to precisando da planta do braço do baixo fender precision bass....se tiver posta ai pra gente...


    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  4. ola marcelo gostaria de saber como imprimir essa planta, se puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir